Central de marcação de consultas

(31) 3248-3000   


Veja como melhorar a circulação sanguínea

Compartilhe:

Você sabia que o seu coração bombeia cerca de oito mil litros de sangue por dia? É por meio da circulação sanguínea que cada parte do nosso corpo recebe os nutrientes necessários para a vida. 

Alguns hábitos, fatores genéticos ou externos dificultam a passagem do sangue pelos vasos, o que pode causar doenças nas extremidades do corpo, como varizes, aterosclerose e trombose nas pernas, por exemplo. Em casos mais graves, essas doenças podem levar até a amputação

Por isso, é muito importante estar atento a alguns cuidados e atitudes que podemos adotar para garantir uma boa circulação sanguínea ao longo da vida. Saiba como identificar os problemas circulatórios e o que você pode fazer para evitá-los. 

Quais os sintomas da má circulação?

  • Veias torcidas e dilatadas (varizes)
  • Dores constantes ou súbitas
  • Inchaço
  • Ardor ou sensação de queimação
  • Dificuldade para andar
  • Dificuldade na cicatrização de feridas
  • Membros frios e / ou arroxeados
  • Perda de sensibilidade

Os sintomas costumam surgir nas extremidades do corpo (braços, pernas, mãos e pés). Segundo a dra. Renata Vergara, angiologista do Hospital Semper, a dor nos braços e nas pernas é sempre um sinal de alerta. “Porém, no caso da circulação, a dor pode aparecer tarde demais”, explica. 

Pés frios, inchaço, sensação de queimação, dificuldade para andar ou dificuldade de cicatrização de pequenas feridas são outros sintomas da má circulação para ficar atento”, enumera a médica. Ao surgimento de qualquer sintoma, é fundamental procurar um angiologista ou cirurgião vascular para fazer o diagnóstico. 

Os casos mais graves são caracterizados por dores súbitas e fortes nas pernas, que podem interromper e atrapalhar o sono, pernas frias e arroxeadas e perda de sensibilidade. Nessas situações, a doutora recomenda que o paciente “procure rapidamente um pronto atendimento, de preferência de um hospital que ofereça o serviço especializado”. 

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

  • Fazer atividades físicas regulares
  • Usar meias de compressão elásticas
  • Não ficar muito tempo sentado ou de pé
  • Ter uma dieta balanceada e evitar ingerir muito sal
  • Controlar a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue
  • Não fumar

Segunda a dra. Renata Vergara, a principal causa de entupimentos de vasos sanguíneos é a aterosclerose, um processo de acúmulo de gordura e colesterol que gera uma inflamação na parede das veias e artérias. 

Esse processo é natural do envelhecimento humano, mas em pacientes mais jovens, é considerado uma doença. O entupimento das artérias do coração pode causar um infarto. Caso ocorra nas artérias carótidas, pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC). Nos vasos das pernas, problemas de circulação graves podem levar à amputação. 

Assim, para evitar a aterosclerose, é necessário controlar a alimentação e praticar atividades físicas regularmente, evitando excessos de gordura e colesterol alto. Pacientes hipertensos ou diabéticos precisam ter cuidados redobrados, pois a hipertensão e o diabetes são fatores de risco para a aterosclerose. 

As varizes também podem indicar problemas de circulação, mas não estão ligadas ao entupimento dos vasos. Elas aparecem quando as veias das pernas ficam dilatadas e tortuosas. 

As causas podem variar entre fatores genéticos, hormonais etc, mas também podem estar ligadas ao sedentarismo e à obesidade. Além de praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, os pacientes podem usar meias de compressão e evitar ficar muito tempo sentados, de pé ou com as pernas cruzadas.

Se você acha que pode estar com problemas de circulação sanguínea,
procure ajuda médica o mais rápido possível para evitar que a situação se complique. Aqui, no Semper, temos uma equipe completa de angiologia e cirurgia vascular pronta para te ajudar. Marque uma consulta ou venha ao nosso pronto atendimento.