Central de marcação de consultas

(31) 3248-3000   


Saiba como prevenir e tratar doenças e infecções sexualmente transmissíveis

Compartilhe:

Neste Carnaval, previna-se: saiba como evitar a contaminação do vírus HIV e de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs):

Use o preservativo em todas as relações sexuais

A camisinha ainda é um dos métodos mais eficazes para se proteger da infecção pelo HIV e outras ISTs. Ela é distribuída gratuitamente em todos os centros de saúde. Pegue a sua!

Faça o teste regularmente para HIV, sífilis, hepatites virais e outras ISTs

A maioria das pessoas portadoras de infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, sífilis e hepatites virais, não apresenta quaisquer sinais ou sintomas. Por isso, faça os testes pelo menos uma vez na vida e, se deixar de usar o preservativo, repita-os. Para fazer o teste, procure o Centro de Saúde próximo de sua casa ou um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Em caso de contaminação, o que fazer?

Prevenção da transmissão da mãe para o bebê

O HIV, a sífilis e a hepatite B podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. É importante que a gestante e o seu parceiro façam os testes durante o pré-natal e vacinem-se contra hepatite B. Para fazer o pré-natal, vá ao Centro de Saúde mais próximo de sua casa.

Tratamento para HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis – ISTs

Caso receba um resultado de exame positivo para HIV, sífilis hepatites virais e outras ISTs procure um serviço de saúde e inicie o tratamento o quanto antes. Se houver algum corrimento, verrugas, feridas ou ínguas na região genital ou se precisar fazer o tratamento de ISTs, procure imediatamente o seu centro de saúde ou o serviço de ISTs da Unidade de Referência em Saúde – URS Centro-Sul.

Para fazer o tratamento de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais:

Caso tenha realizado o teste em um dos serviços do SUS BH, o próprio sistema marcará sua consulta.

Se realizou o teste em um laboratório particular, procure o Centro de Saúde próximo de sua casa para marcar sua consulta em um dos Serviços de Atenção Especializada (SAE).

Tratamento pós-exposição – PEP

O tratamento pós-exposição (PEP) consiste no uso de medicamentos anti-HIV logo após potenciais exposições de risco e tem como objetivo reduzir a chance de contaminação pelo vírus da AIDS.

Para fazer o PEP após o acidente com material biológico, procure uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Para fazer o PEP após risco de contaminação sexual, procure um Serviço de Atenção Especializada (SAE),das 7h às 18h, ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), à noite e finais de semana.

Tratamento pré-exposição – PeRP

É a utilização diária de medicamentos antirretrovirais (ARVs) por pessoas não Infectadas pelo HIV, para reduzir o risco de infecção pelo vírus da AIDS por meio de relações sexuais. Para fazer o PrEP, faça a avaliação de indicação e utilização no Hospital Eduardo de Menezes ou CTR DIP Orestes Diniz.

Veja alguns centros de referência de saúde em Belo Horizonte que você pode procurar, caso necessário:

CTA UAI – Rua Saturnino de Brito, 17, 3º andar – Centro. Tel.: 3246-7007.

CTA SAE Sagrada Família – Rua Joaquim Felício, 141 – Sagrada Família. Tel.: 3277-5757.

CTR DIP Orestes Diniz – Alameda Álvaro Celso, 241 – Santa Efigênia. Tel.: 3277-4341.

URS Centro-Sul – Rua Paraíba, 890 – Funcionários. Tel.: 3277-5356.

Hospital Eduardo de Menezes – Rua Dr. Cristiano Rezende, 2.213 – Bonsucesso. Tel.: 3328-5000.