Central de Atendimento


Semper oferece residência médica em diversas especialidades

Uma boa opção para médicos recém-formados que buscam uma especialização em hospitais de Belo Horizonte é a residência médica do Hospital Semper. O curso é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O aluno pode optar por diversas especialidades:

  • Clínica médica
  • Cirurgia Geral
  • Ortopedia
  • Anestesia
  • Terapia Intensiva

Reconhecimento no mercado

Os profissionais que passaram pela residência no Semper têm boas colocações no mercado. O curso é uma ótima oportunidade para quem busca uma porta de entrada para trabalhar na sua área profissional.

Boa parte dos residentes são convidados pelo próprio hospital ou por outras instituições depois da conclusão da residência. Também é grande o número de profissionais que são aprovados em outras especializações depois de passar pelo Semper.

Estrutura para pesquisa e aprendizado

O hospital tem uma estrutura completa para acolher os residentes, que inclui um centro de estudos disponível 24 horas por dia. Lá, os residentes podem descansar, estudar ou pesquisar informações e artigos científicos.

O centro de estudos é equipado com computadores com acesso à internet. Os médicos residentes podem usufruir da assinatura do UpToDate, uma plataforma de conteúdos e pesquisas reconhecida mundialmente. Ela pode ser consultada para encontrar recomendações de tratamento ou informações de medicamentos, por exemplo, para melhorar o atendimento ao paciente e o desempenho hospitalar.

Aprendizado científico e humano na prática

Outra vantagem é que os preceptores da residência no Semper são médicos de várias especialidades. Isso propicia um ambiente de amplas discussões sobre cada caso médico examinado com pontos de vista distintos. É uma maneira de enriquecer a formação dos residentes.

Além disso, a residência no Semper tem parcerias e convênios com outras instituições. Isso permite que o residente faça também estágios em hospitais como o Ipsemg e a Santa Casa.

Na formação de todo profissional de saúde, é fundamental ir além do conhecimento técnico e científico e incentivar o lado humano da prática da medicina. Por isso, a equipe do Semper se preocupa em acolher os residentes com carinho e em criar um ambiente agradável para o aprendizado.

Seja um residente no Semper

O processo de seleção de médicos residentes em hospitais de Minas Gerais é unificado e organizado pela Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG). Médicos recém-formados interessados em fazer a residência no próximo ano devem se inscrever no processo seletivo que abre no fim do ano atual.

Os candidatos farão uma prova teórica de múltipla escolha. Os aprovados passam ainda por análise de currículo. A mesma prova pode ser utilizada para concorrer a vagas em mais de um hospital de Minas Gerais. O médico deve indicar os hospitais para os quais quer se candidatar durante o processo seletivo.

A residência do Semper é uma opção sólida, tradicional e reconhecida para a especialização de médicos que querem trabalhar em Belo Horizonte. Se você está para concluir a graduação em medicina, continue acompanhando nosso site e redes sociais para saber quando as inscrições para o processo seletivo da residência estiverem abertas.