Central de Atendimento


Saúde dos jovens brasileiros em colapso: fatores sociais e uso nocivo de substâncias ameaçam futuro da juventude

O alerta geral da saúde dos jovens é uma preocupação importante em todo o mundo, especialmente no Brasil nos dias atuais. Os jovens enfrentam uma série de desafios quando se trata de sua saúde física, mental e emocional. Vários fatores contribuem para essa situação, de acordo com um estudo revelado pela Organização Mundial da Saúde, incluindo mudanças no estilo de vida, influências culturais, acesso limitado a cuidados de saúde e problemas sociais.

Dados divulgados pelo Covitel 2023 alertam sobre os hábitos dos brasileiros, sobretudo entre as idades de 18 e 24 anos. Segundo a pesquisa, 40,3% dos jovens estão com excesso de peso (soma de pessoas com sobrepeso e com obesidade). A obesidade aumentou 90% nesta faixa etária – de 9% para 17,1%. Além disso, o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e uso excessivo de telas também são recordes alcançados por jovens que resulta na baixa saúde dessa faixa etária.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem contribuir negativamente para o bem-estar físico de um adolescente, bem como o uso nocivo de substâncias como álcool, outras drogas e o uso da tecnologia, são as principais preocupações, na maioria dos casos, por causarem problemáticas futuras na vida desses indivíduos. Além disso, a falta de cuidados de saúde adequados na juventude pode ter implicações significativas a longo prazo para a saúde física, mental e emocional, como doenças crônicas, consequências sociais e econômicas, e podem afetar também o trabalho e estudos acadêmicos. É fundamental investir em programas de saúde voltados para os jovens. Garantindo acesso a cuidados preventivos, serviços de saúde mental, educação em saúde e apoio social é possível melhorar a qualidade de vida.

Ainda de acordo com a OMS, a saúde mental dos jovens também é motivo de preocupação. Questões como estresse, ansiedade, depressão, transtornos alimentares e suicídio estão em ascensão entre os jovens. Pressões acadêmicas, problemas familiares, bullying podem contribuir para a saúde precária de adolescentes e crianças.

A saúde mental e psicológica dos jovens é um aspecto integral para a saúde geral e deve ser abordada de forma holística, considerando suas necessidades individuais, contextos sociais e culturais, e garantindo o acesso a serviços de qualidade e apoio adequado. O estresse frequente causa uma descarga de hormônios que alteram o funcionamento do organismo, desencadeando a depressão, ansiedade, irritabilidade e outros transtornos comuns notados principalmente nos jovens. Se torna necessário se atentar ao comportamento dos jovens, sinais como o isolamento, falta de apetite e a automutilação são sinais preocupantes que afetam a saúde em geral.

O alerta geral da saúde dos jovens é um problema complexo que requer uma abordagem abrangente e colaborativa. Garantir um ambiente saudável e apoio adequado para os jovens é fundamental para seu bem-estar e para construir uma sociedade saudável no futuro.

                                                     

Adriane Pedrosa – Psicóloga

 Zaleski Fernandes – Clínico Geral