Central de Atendimento


Doenças ósseas inflamatórias e degenerativas pioram no tempo frio

A chegada do frio traz para algumas pessoas desafios de saúde específicos, especialmente quando se trata de doenças inflamatórias ou degenerativas ósseas. O frio intenso pode desencadear sintomas e agravar condições como artrite, osteoartrite e outras doenças ósseas. Entretanto, é importante destacar que o frio não piora o quadro da doença, mas acaba aumentando as dores devido ao enrijecimento do corpo e falta de exercícios.

Um estudo da Escola de Medicina de Harvard atestou que 67% das pessoas entrevistadas sentem mais dores quando acontece uma mudança brusca de temperatura. Isso acontece porque, no frio, o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura. A artrite, por exemplo, é uma doença inflamatória que afeta as articulações, causando dor, rigidez e inflamação. O frio pode contrair os vasos sanguíneos e reduzir o fluxo sanguíneo para as articulações, resultando em um aumento da dor e da rigidez. Além disso, a mudança de temperatura pode afetar a sensibilidade das articulações, tornando-as ainda mais sensíveis e suscetíveis a dores intensas.

A osteoartrite, outra condição óssea comum, ocorre quando a cartilagem que reveste as articulações começa a se desgastar. O frio pode tornar as articulações rígidas e doloridas, dificultando ainda mais os movimentos e as atividades diárias. Além disso, a falta de atividade física durante o inverno devido ao desconforto também pode levar a uma diminuição da força muscular e agravar os sintomas.

Além das doenças articulares, o frio também pode afetar a saúde óssea de outras maneiras. A baixa exposição ao sol durante o inverno pode reduzir a produção de vitamina D, um nutriente essencial para a saúde óssea e sua deficiência pode levar a problemas como osteoporose.

Apesar de não haver cura para esse tipo de dor crônica, é possível diminui-la com a prática de atividade físicas, como por exemplo, alongamentos e fortalecimento dos músculos feitos em grupos de pilates ou de hidroginástica. É importante ressaltar que a procura de um profissional é essencial para diagnósticos de doenças que necessitam uma maior atenção por serem degenerativas. Essas dores causadas por doenças ósseas inflamatórias que pioram com passar do tempo também podem ser diminuídas com ajuda de analgésicos de venda livre, como paracetamol, auxiliando na dor leve a moderada. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são outros medicamentos que podem ser utilizados apara alívio de dores. Além disso, compressas quentes e frias podem reduzir a inflamação e o inchaço e consequentemente as dores.

Pietro Burgarelli romaneli – Ortopedista