Central de Atendimento


Quais exames devo fazer no check-up médico?

O check-up médico é essencial para a saúde de qualquer pessoa, mesmo aquelas que não têm nenhuma doença crônica. Ele é a melhor forma para identificar doenças em estágio inicial.

Clínicos gerais recomendam que pessoas saudáveis façam exames de rotina, ao menos, uma vez por ano.

Neste mês, a prevenção de doenças ganha um significado ainda maior com a campanha do Outubro Rosa, que conscientiza a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por isso, vamos falar sobre os exames de rotina, explicando para que serve cada um deles. Confira!

Mamografia

A mamografia é o principal exame de prevenção ao câncer de mama. É um raio-x, feito em um aparelho chamado mamógrafo, que gera imagens usadas para identificar possíveis tumores.

É recomendado que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame uma vez a cada dois anos. Quem tem casos na família deve começar a prevenção aos 40 anos de idade, fazendo mamografias anualmente.

Exame de sangue

O hemograma completo é essencial para uma avaliação do organismo de forma geral. Com a coleta, o clínico consegue observar três componentes do sangue: plaquetas, glóbulos brancos (leucócitos) e glóbulos vermelhos (hemácias).

Assim, o médico pode identificar doenças como anemia, leucemia, infecções bacterianas e virais, entre outras. O ideal é que o exame de sangue seja feito anualmente.

Exame de urina

É um exame laboratorial, usado para identificar qualquer alteração na urina do paciente. Colabora com o diagnóstico de doenças nos rins, infecção urinária e até problemas metabólicos, que também aparecem no exame de sangue, como anemia.

Colonoscopia

Apesar de pouco conhecida, a colonoscopia é o principal exame diagnóstico para doenças intestinais. Além de identificar infecções, o exame encontra os chamados pólipos, que se não retirados e tratados, podem se tornar malignos, evoluindo para câncer.

A colonoscopia é recomendada para homens e mulheres com mais de 50 anos. É um exame que consiste na inserção de um tubo por via anal, para o registro de imagens do intestino.

Eletrocardiograma

É solicitado pelo cardiologista e mede o ritmo dos batimentos cardíacos por meio de um aparelho ligado a eletrodos. 

O eletrocardiograma serve para identificar problemas no coração, como arritmias e taquicardias. Médicos recomendam que pessoas acima de 40 anos façam esse exame todo ano.

Exames complementares

Além dos exames citados, temos outros importantes, como:

  • papanicolau: prevenção de câncer no colo do útero;
  • exame de próstata: prevenção de câncer de próstata;
  • exame de fezes: diagnóstico de doenças no intestino;
  • teste ergométrico: diagnóstico de doenças cardiovasculares;
  • tomografia: exame de imagem que identifica doenças e lesões em diversas partes do corpo;
  • entre outros.

O Semper conta com os principais exames médicos. Temos uma estrutura de ponta, que permite a realização exames de imagem e laboratoriais com tecnologia avançada.

Não fique esperando! Marque seu check-up anual pelo Semper. Você pode solicitar uma consulta pelo número: (31) 3248-3000.