Central de Atendimento


O que é a consulta pré-anestésica?

Passar por um processo cirúrgico, mesmo que simples, é sempre um momento delicado para o paciente. Por isso, existem algumas etapas fundamentais para garantir o sucesso no procedimento e tranquilizar quem vai operar. Entre os mais importantes estão as consultas pré-anestésicas.

A avaliação de um paciente pelo médico anestesista antes do processo cirúrgico é obrigatória. Sem ela, pode haver até cancelamentos. De acordo com o Dr. Alan Rezende Colares, anestesiologista do Semper, é na fase de preparação operatória que os anestesiologistas conhecem o histórico médico do paciente e avaliam os riscos da operação.

Para que serve a consulta pré-anestésica?

O atendimento antes de qualquer processo cirúrgico é fundamental para identificar problemas potenciais relacionados à cirurgia ou à anestesia. É na consulta pré-anestésica que os profissionais traçam soluções e estratégias para possíveis complicações. Eles também determinam qual tipo de anestesia é mais indicada para o caso.

Em grupos específicos, onde alguns pacientes apresentam patologias ou suspeitas, os médicos podem solicitar exames complementares para ajudar no diagnóstico. O anestesiologista ainda pode indicar ou pedir uma consulta com outro especialista.

O encontro pré-operatório também ajuda a esclarecer dúvidas relacionadas à cirurgia ou à anestesia durante o procedimento. Ele também tem a função de tranquilizar o paciente, diminuir a ansiedade e passar orientações específicas de preparo, como jejum antes da operação e outras medidas que sejam essenciais para o sucesso da operação.

Quando a consulta pré-anestésica deve ser feita?

De acordo com o Dr. Alan, esse atendimento pode ser feito até no dia anterior à cirurgia. O importante é que o paciente possa ser atendido sem pressa, pois se trata de uma consulta ampla, com ênfase em todos os sistemas do organismo.

Mesmo em casos de emergências, o atendimento pré-anestésico acontece. A avaliação nessas situações ocorre horas ou até mesmo momentos antes da cirurgia.

Quem deve fazer a avaliação do paciente?

A consulta pré-anestésica tem  uma série de particularidades e o médico anestesiologista é o mais adequado e preparado para esse tipo de atendimento.

Os profissionais passam por um intenso processo de formação. Elesdevem ter, no mínimo, além da formação em medicina, uma especialização na área que dura três anos, atualmente.

Além disso, há outras subespecializações que podem levar mais um  ou dois anos.

Vale lembrar que não é obrigatório que a consulta pré-anestésica seja feita pelo mesmo médico que vai estar presente na cirurgia. A recomendação é para que seja, mas não é uma regra.

Todos os médicos seguem os protocolos fundamentais para que a consulta fique uniforme e beneficie o paciente, independentemente se o anestesista for outro.

Se você você vai passar por uma cirurgia, pode contar com a equipe Semper. Nosso time de profissionais está preparado e capacitado para cuidar de você. Em casos de dúvidas, ligue para: (31) 3248-3000.

>>>>> Leia mais: Conheça os tipos de anestesia