Central de marcação de consultas

(31) 3248-3000   


Quando fazer lipoaspiração?

Compartilhe:

Você sabe como funciona e quando fazer lipoaspiração? De acordo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), esse é o segundo procedimento estético mais realizado em todo o mundo

A cirurgia de lipoaspiração serve para a remoção de gorduras localizadas. Por isso, ela geralmente é feita no abdômen, mas também pode ser realizada nos braços, coxas, papada, entre outras partes do corpo. O procedimento é indicado tanto para homens quanto mulheres.

Para quem a lipoaspiração é indicada

De acordo com o Dr. Marcus Vinícius Mourão Mafra, coordenador da equipe de cirurgia plástica do Semper, a lipoaspiração não é um procedimento de emagrecimento.

A função da lipoaspiração é remodelar o contorno corporal, removendo as gorduras que não são eliminadas naturalmente com exercícios físicos. Ela é indicada quando o paciente manifesta o desejo pelo procedimento, mas ainda assim, existem casos em que não é recomendada.

Pessoas muito magras, que não possuem gorduras localizadas em excesso, geralmente recebem essa contraindicação. O mesmo acontece com pacientes obesos.

Segundo o Dr. Marcus, a lipoaspiração costuma ser feita em conjunto com outros procedimentos estéticos. É comum que pacientes que passam por uma abdominoplastia ou mamoplastia, façam também a lipoaspiração em algumas partes do corpo, para melhorar o resultado.

>> Leia mais: Quando é feita a cirurgia de redução de mama

 Procedimento para a lipoaspiração

Antes de ser submetido à lipo, o paciente deve passar por exames clínicos, avaliação pré-operatória e consulta pré-anestésica, como em qualquer outra cirurgia.

A lipoaspiração é considerada um procedimento de média complexidade. De acordo com o Dr. Marcus, é fundamental que seja feita por um médico experiente, para evitar complicações e danos em outros órgãos, que podem ser causados pela má aplicação do tubo que é inserido no paciente para retirar a gordura em excesso.

Por isso, também é importante que a cirurgia seja feita em um hospital, com estrutura completa de emergência, condições de higiene adequadas e profissionais capacitados.

Recuperação

Após o procedimento da lipospiração, o paciente fica 24h no hospital, em observação. Desta forma, depois de liberado, ele deve retornar ao hospital, após oito dias, para a retirada dos pontos. Também é recomendado um repouso de até cinco dias e é preciso esperar cerca de um mês para retomar as atividades físicas.

Durante o período de recuperação, algumas medidas são tomadas para manter os resultados da lipoaspiração. Os cirurgiões costumam receitar o uso de uma cinta modeladora, para fixar a região em que foi feita. Também é recomendada a drenagem linfática, uma massagem que reduz o inchaço.

Apesar disso, para o Dr. Marcus, a melhor forma de manter os resultados da lipo é ter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos

Quer fazer um procedimento estético com segurança? Então procure a equipe de cirurgia plástica do Semper. Temos cirurgiões de prontidão para te atender, com todo o cuidado e experiência que são necessários para um bom trabalho.

Marque uma consulta pelo número: (31) 3248-3000.