Central de marcação de consultas

(31) 3248-3000   


Quando é feita a cirurgia de redução de mama

Compartilhe:

Apesar de não ser o procedimento estético mais comum, a mamoplastia redutora, popularmente conhecida como cirurgia de redução de mama, vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a redução de mama foi a 5ª cirurgia estética mais realizada no Brasil, sendo responsável por 9,9% dos procedimentos totais no país.

A cirurgia de redução de mama consiste na diminuição do tamanho dos seios por meio da retirada da gordura e de parte da glândula mamária.

É um procedimento feito por questões clínicas, quando o tamanho exagerado da mama atrapalha a qualidade de vida da mulher. Também é feito por questões estéticas, se a percepção do corpo e a autoestima da paciente são afetadas.

Homens também podem passar pela cirurgia de redução de mama. Isso ocorre quando ele precisa corrigir problemas como a ginecomastia, crescimento irregular das mamas no sexo masculino, ou para remover excessos de gordura no peito, em casos de obesidade. 

Indicações para a redução de mama

De acordo com o Dr. Marcus Vinícius Mourão Mafra, coordenador da equipe de cirurgia plástica do Semper, não há uma idade certa para se fazer a cirurgia de redução de mama. A indicação, no entanto, é para que ela seja feita apenas após o desenvolvimento completo do corpo. Isso acontece por volta dos 16/17 anos. 

Seios muito grandes podem causar uma série de desconfortos, como dores nas costas e desvios na postura. Por isso, em alguns casos, a cirurgia é um caminho viável para minimizar danos.

Procedimento

Antes de fazer a cirurgia, o paciente deve se consultar com um clínico geral ou cardiologista, para a avaliação pré-operatória, que indica se ele tem condições de passar pelo procedimento. Também é feita uma consulta pré-anestésica.

>> Leia mais: O que é a consulta pré-anestésica?

A mamoplastia é considerada uma cirurgia de média complexidade. Por isso, na maior parte dos casos, o operado fica em observação por 24h após a cirurgia. Também é comum que alguns tenham alta no mesmo dia.

A cirurgia é feita com anestesia geral e tem uma duração média de 3 a 4 horas. Apesar do baixo índice de imprevistos, segundo o Dr. Marcus, é de extrema importância que ela seja realizada em unidades com CTI

Em casos em que há alguma complicação, a estrutura de um hospital como o Semper é fundamental para o atendimento rápido da paciente. 

Recuperação da cirurgia de redução de mama

O pós-operatório da cirurgia exige um repouso de pelo menos quatro semanas

Os pontos geralmente são retirados 15 dias depois do procedimento, mas mesmo após esse período, o paciente deve evitar qualquer esforço físico até a liberação pelo médico

O Semper tem uma estrutura completa de cirurgia plástica, que realiza procedimentos diversos, com diferentes complexidades. É um dos únicos hospitais que conta com uma equipe de cirurgia plástica no ambulatório. A equipe  fica de sobreaviso para atendimentos de emergência.

Precisa agendar uma consulta? Entre em contato pelo telefone: (31) 3248-3000.