Central de Atendimento
A coloproctologia é uma especialidade médica pouco conhecida pelo público em geral. No entanto, é uma área que trata de muitas doenças bem comuns do nosso cotidiano.
Pouca gente sabe o que faz um coloproctologista. Ele é comumente chamado apenas de proctologista, e geralmente, há uma certa confusão em relação às funções desempenhadas por este profissional e médicos de especialidades como a urologia ou a gastroenterologia.
Diferentemente do urologista, que cuida da bexiga, dos rins e da próstata, o coloproctologista é o especialista que trata doenças do ânus e intestinos delgado, grosso, reto.
É essa especialidade médica que faz o diagnóstico e o tratamento, por exemplo, da doença hemorroidária e da fissura anal. Ele também cuida de problemas complexos, como o câncer colorretal, a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.
O coloproctologista também trata: doença diverticular, prolapso retal, síndrome do intestino irritável, constipação, fístulas anais, incontinência fecal, entre outros. Além de ser o responsável pelo diagnóstico e tratamento de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) do ânus.
De acordo com a Dra. Adriana Cherem, especialista em coloproctologia do Semper, todas essas doenças citadas podem gerar muitos desdobramentos. Em alguns casos, elas demandam apenas modificações de hábitos de dieta e higiene e, em outros, podem precisar de tratamentos medicamentosos ou de cirurgias. Por isso, é fundamental fazer consulta com o especialista.
Você deve procurar um coloproctologista quando apresentar sintomas como: diarréia contínua, dor ou dificuldade na hora de evacuar, sangramento anal e/ou nas fezes, dores abdominais, mudança de cor nas fezes, nódulos e inchaço na região do ânus ou se tiver história de câncer colorretal em familiares ou de pólipos intestinais
Além disso, é recomendado que pessoas acima de 45 anos façam consultas regulares, como forma de prevenção ao câncer de cólon, reto e ânus.
De acordo com a Dra. Adriana, a identificação precoce da doença modifica totalmente a resposta ao tratamento, e, consequentemente, aumenta as chances de cura.
A colonoscopia é indicada para a investigação de sangramento nas fezes, anemia, alteração do hábito intestinal, emagrecimento recente, dores abdominais, acompanhamento de pólipos, identificação de tumores e até mesmo de câncer no intestino.
Para esse exame é utilizado um aparelho chamado colonoscópio, que conta com uma microcâmera, que transmite imagens do intestino grosso do paciente. O aparelho também permite biópsias e retirada dos pólipos intestinais.
O médico precisa passar por duas especializações que vão além do curso de medicina, uma na área de coloproctologia e outra em cirurgia geral.
Em alguns casos, o coloproctologista trabalha em conjunto com outros especialistas, como gastroenterologista, ginecologista e oncologista.
Segundo a Dra. Adriana, o coloproctologista costuma atuar, muitas vezes, em parceria com o gastroenterologista em doenças do trato gastrointestinal, como a doença inflamatória intestinal, distúrbios da defecação, síndrome do intestino irritável, entre outras.
Nestes casos, o gastroenterologista conduz o tratamento clínico e o coloproctologista cuida do tratamento clínico e cirúrgico.
O Semper conta com uma equipe de coloproctologia altamente especializada. Em caso de qualquer sintoma, desconforto intestinal ou anal, agende uma consulta!
>> Leia a seguir: Saiba quando é essencial procurar atendimento médico durante a pandemia