Central de Atendimento


Saiba quando procurar um clínico geral

O clínico geral é um médico com uma visão global do corpo humano. Por isso, é o mais indicado para fazer o primeiro diagnóstico de doenças.

Esse profissional também é especialista em prevenção. Por meio de consultas e exames de rotina, ele consegue identificar possíveis problemas futuros, iniciando o tratamento antecipadamente.

Para trabalhar nessa área, além de se formar em medicina, é preciso fazer uma especialização em clínica médica, com duração de dois anos.

Quando procurar um clínico geral?

O paciente deve procurar um clínico quando tem qualquer sintoma fora do normal.

Com o primeiro atendimento, ele vai diagnosticar a doença e iniciar o tratamento com a medicação adequada.

Essa agilidade é fundamental para a recuperação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, mais de 70% das doenças podem ser tratadas por um clínico.

Caso haja necessidade de um cuidado mais específico, o próprio clínico encaminha o paciente para um médico de outra especialidade.

Mesmo quando trata de doenças mais leves, o clínico geral tem uma função muito importante. Sem ele, muitos pacientes acabam optando pelo autodiagnóstico e a automedicação. Essas são práticas perigosas que podem agravar os sintomas e prejudicar a cura.

Muitas doenças provocam sintomas parecidos, por isso, não é seguro tentar fazer um diagnóstico sem a ajuda do clínico geral. Cabe a ele identificar com precisão o problema do paciente por meio do exame físico e da interpretação dos exames laboratoriais, como sangue e urina, caso seja necessário.

De acordo com o Dr. Tiago Duarte Assis, especialista em clínica médica e diretor clínico do Semper, quem resolve tomar remédios por conta própria pode sofrer vários efeitos colaterais, justamente por não ter certeza das suas escolhas, nem saber as dosagens adequadas. 

Além disso, há o risco do novo remédio interferir no efeito de alguma medicação que o paciente já toma, agravando o problema. 

Consultas regulares

Por se tratar de uma especialidade que tem uma visão geral do corpo humano, é muito comum que o clínico atue como médico de referência.

Segundo o Dr. Tiago, consultas regulares com o mesmo médico são fundamentais para que ele faça um acompanhamento não só das doenças, mas também dos hábitos e do histórico de vida do paciente.

Esse registro facilita futuros diagnósticos e agiliza o trabalho. Além disso, ao saber o histórico do paciente, o clínico pode minimizar problemas recorrentes, como sedentarismo, obesidade e anemia, impedindo que a situação se agrave.

O clínico geral também orienta o paciente nos exames de rotina, checa a condição para a prática de atividades físicas e faz avaliação pré-operatória.

Ele é o médico que estabelece uma relação de confiança, trabalhando para proporcionar uma maior qualidade de vida para o paciente.

O Semper oferece atendimento 24h em clínica médica, disponibilizando três clínicos na sala de emergência. Em caso de qualquer sintoma, vá até o pronto atendimento. 

Cuide-se!