Central de Atendimento


Osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros, aponta Ministério da Saúde

Dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose, doença silenciosa caracterizada pela redução na densidade e qualidade óssea, com alteração da microarquitetura tecidual, o que deixa o osso mais fraco e favorece as fraturas. Apesar de muito conhecida por afetar a população mais velha, a enfermidade também é capaz de acometer jovens. Portanto a prevenção pode começar desde cedo. Há quem diga, inclusive, que a osteoporose é a ‘epidemia do século 21’, já que o perfil demográfico mundial sofreu com modificações atreladas ao envelhecimento da população e a queda das taxas de natalidade.

Por possuir evolução sem qualquer tipo de sintomas, a osteoporose deve ser acompanhada de perto por médicos especialistas, já que os riscos de fraturas repentinas se tornam cada vez maiores com o avanço da doença.

Para o diagnóstico, além da constatação de algum tipo de fratura, outros métodos são eficazes, como análise da história clínica do paciente e presença de doenças concomitantes. O exame radiográfico, por sua vez, não é a maneira ideal de reconhecer a enfermidade, pois fraturas visíveis por radiografias ocorrem em uma fase mais tardia e com a doença já avançada.

O tratamento da osteoporose, por sua vez, consiste basicamente na prevenção de fraturas, a partir da ingestão de cálcio e vitamina D, medidas que além de tratar, podem também auxiliar na prevenção. Devemos, sobretudo, dar ênfase à fase de formação máxima de massa óssea, que ocorre entre os 20 e os 30 anos de idade. Então, o trabalho de prevenção será realizado entre as crianças e os adolescentes e, também, com os adultos jovens, chamando a atenção para a necessidade de nutrição adequada, prática constante de exercícios físicos e adequada ingestão de cálcio e de vitamina D.

                                                                                                                                       Pietro Burgarelli, ortopedista