Central de marcação de consultas

(31) 3248-3000   


5 dicas para manter a pressão controlada

Compartilhe:

As doenças relacionadas à pressão arterial são muito comuns e atingem pessoas de várias idades. 

A hipertensão, pressão alta, e a hipotensão, a pressão baixa, são condições que, se não forem tratadas, podem prejudicar muito a saúde.

Hipotensão e hipertensão 

A hipertensão arterial é a principal causa de mortes no Brasil e no mundo. Estima-se que 20% da população brasileira sofra com o problema.

A pressão alta provoca doenças que atingem órgãos como o coração, rins e cérebro. Algumas das mais conhecidas são o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto.

>>>> Leia mais: Saiba como prevenir doenças cardiovasculares.

Mas o que causa a pressão alta? De acordo com o Dr. Francisco Rezende, cardiologista do Semper, hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo, consumo excessivo de cigarro e bebidas alcoólicas estão entre os fatores que contribuem para essa elevação.

Medições acima de 13 por 9 são consideradas fora do padrão e servem como um sinal de alerta para que se procure ajuda médica.

Já a hipotensão arterial costuma ser uma condição menos severa. Em casos leves, ela se divide em três tipos:

  • ortostática ou postural, que acontece quando você fica muito tempo em uma posição e depois se move de forma brusca;
  • pós-prandial, comum em idosos e que ocorre quando o sangue flui para o sistema digestivo, após uma refeição;
  • neural mediada, comum em crianças e jovens. Acontece quando ficamos em pé por muito tempo, acumulando sangue nas pernas.

Em casos mais graves, esta condição pode estar associada a doenças como hipotireoidismo, diabetes, desidratação e distúrbios hormonais e problemas cardíacos.

Quem sofre de hipotensão sente sintomas como: tontura, desmaio, falta de ar, náusea, fadiga. A pressão abaixo de 9 por 6 é considerada fora da normalidade e requer atendimento médico.

Como se prevenir?

Manter um nível equilibrado de pressão arterial é essencial para o bem-estar e a prevenção de doenças. Por isso, preparamos para você 5 dicas para manter a pressão arterial controlada e levar uma vida mais saudável.

  • Mantenha uma dieta balanceada

Evite o consumo de carnes gordurosas, carne de porco, miúdos, queijos temperados, leite integral, açúcar e massas. 

Esses alimentos possuem uma grande quantidade de colesterol, gordura que se consumida em excesso, é prejudicial à saúde. Também é importante controlar o consumo de sal.

Priorize vegetais, frutas, peixes sem pele, carnes magras e bebidas não alcoólicas, que possuem as gorduras consideradas “boas”, ou seja, insaturadas, de origem animal e vegetal.

  • Pratique atividades físicas

A prática de exercícios, com destaque para os aeróbicos, fortalece os músculos e melhora a atividade circulatória e pulmonar, sendo essencial para a manutenção de uma boa qualidade de vida. 

Antes de começar a fazer atividades físicas, consulte um cardiologista para uma avaliação física.

  • Combata vícios

O cigarro e o álcool são extremamente prejudiciais à saúde. Quando consumidos em excesso, eles contribuem para o mau funcionamento de diversos órgãos do nosso corpo, como o pulmão e o fígado.

O tabaco, em especial, é conhecido por aumentar o risco doenças cardiovasculares.

  • Controle o seu peso

Os problemas de pressão estão, diretamente, ligados ao sobrepeso. Quando você está acima do peso ideal, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue pelo corpo.

Por isso, é importante que você mantenha sempre o Índice de Massa Corporal (IMC) adequado. O controle do peso deve ser feito com acompanhamento médico e nutricional.

  • Evite o estresse

Condições emocionais, como o estresse, ansiedade e depressão, também alteram a pressão.

Por isso, é importante que você aprenda a controlar suas emoções, buscando hábitos de vida saudáveis e relaxantes. 

Fique alerta!

Além de tomar cada uma dessas medidas, é importante que você faça consultas regulares com o seu cardiologista, ou clínico geral, para medir a pressão e avaliar quais são os cuidados que devem ser tomados durante a sua rotina diária.

O Semper tem uma estrutura completa para te ajudar no controle de doenças cardiovasculares. Além do departamento de cardiologia, temos uma equipe de suporte nutricional, que vai te ajudar a montar uma dieta mais saudável e equilibrada.

Nossos médicos estão prontos para te aconselhar e acompanhar em todos os momentos. Marque uma consulta em: (31) 3248-3000.