Um problema muito comum no verão preocupa a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com as estatísticas da entidade, uma a cada 10 pessoas ficam doentes todos os anos no mundo por causa da intoxicação alimentar.
A intoxicação acontece quando ingerimos água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus ou parasitas, que se multiplicam com maior facilidade em ambientes de pouca higiene e altas temperaturas. O mal-estar costuma passar em pouco dias, mas pode se complicar dependendo do agente causador.
A bactéria Salmonella, por exemplo, pode levar à desidratação aguda. Já a que causa botulismo é capaz de afetar nosso sistema nervoso e até levar à morte.
Por isso, ao sinal de qualquer sintoma, é importante procurar um médico para que ele identifique que tipo de germe está causando a intoxicação e para que você consiga tratar, logo, o problema.
A diarreia causada pela intoxicação alimentar costuma ser aquosa. Isso significa que o corpo vai liberar uma quantidade de água muito alta junto às fezes. É por isso que uma parte importante do tratamento é a hidratação: precisamos beber muito líquido para repor o que perdemos.
Em casos de intoxicação alimentar grave, a diarreia persiste por mais de três dias. Outro indicador preocupante é a presença de sangue nas fezes.
Dor abdominal, dor de estômago ou dor na barriga são sintomas comuns da intoxicação alimentar. Elas podem acontecer em qualquer parte da barriga e podem ser um sintoma de outras condições médicas.
Repare na região do abdômen onde a dor está aparecendo, se ela é constante ou se vai e vem. O médico provavelmente vai te perguntar sobre isso para fazer um bom diagnóstico.
A intoxicação alimentar acontece porque seu corpo ingeriu algo que o faz mal. Assim, é natural que o organismo tente expelir esse germe indesejado. Isso pode provocar a sensação de estômago embrulhado e vômitos. Um sinal de que a intoxicação alimentar é grave é a presença de sangue no vômito.
Se você se sentir enjoado, repasse mentalmente as refeições dos últimos dias e pode ser que você identifique o que foi que te fez mal.
Outros sintomas que também são comuns em casos de intoxicação alimentar são , calafrios, dor de cabeça, flatulência, mal-estar e perda de apetite.
Nos casos mais agudos da doença, além de sangue nas fezes e no vômito, podem ocorrer também febre acima de 38º, visão dupla, e sintomas de desidratação (sede excessiva, boca seca, fraqueza e tonturas).
A intoxicação alimentar tem mais chances de se complicar em gestantes, crianças, idosos ou pessoas que estão em tratamento de outras doenças e, por isso, estão com o sistema imunológico temporariamente fragilizado.
Segundo o Ministério da Saúde, os alimentos que mais causam intoxicação alimentar no Brasil são:
Para reduzir as chances de ingerir alimentos contaminados, é necessário ter cuidados na higiene e na preparação das refeições:
Se você se identificar com qualquer sintoma que possa indicar uma intoxicação alimentar, pode procurar o Pronto Atendimento 24h do Hospital Semper. Temos um corpo clínico qualificado para identificar o que está causando a intoxicação e qual a melhor forma de tratá-la. Conte com a gente!