Central de Atendimento


Pandemia reduziu número de checkups de rotina

Estudo realizado em 2021 pela empresa Ticket, do ramo de benefícios de alimentação e refeição, revelou que três a cada 10 brasileiros deixaram de fazer o check-up anual por conta da pandemia. O dado acende um alarme perigoso, visto que a baixa procura pode mascarar e retardar o diagnóstico de diversas doenças silenciosas, que só são descobertas em primeiro momento via exames de rotina.

Dentre os principais exames que você, caro leitor, pode realizar pelo menos uma vez por ano estão as avaliações de sangue, fezes e urina, radiografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia, além dos testes ginecológicos para a mulher e urológicos para o homem. Todos, volto a dizer, são de fundamental importância, pois a partir deles é possível diagnosticar doenças ainda assintomáticas que se não tratadas a tempo podem levar a complicações e, infelizmente, até mesmo a óbito, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e neoplasias malignas.

O Hospital Semper, por exemplo, acaba de adquirir um tomógrafo, através do qual pacientes de convênio ou particular, podem se submeter à tomografia computadorizada (TC), exame de imagem que utiliza raios X para gerar imagens detalhadas do interior do corpo. O método permite observar ossos, órgãos ou outros tipos de tecidos, de forma a identificar problemas de saúde como tumores, aneurismas ou infecções, por exemplo.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto, durante o exame, para facilitar a visualização de certas partes do corpo. Logo, é importante seguir as orientações do médico relacionadas ao preparo para a versão com contraste.

E uma outra informação: a tomografia não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-la, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

O recado mais importante que deixo é este: não deixe jamais de negligenciar os cuidados com seu corpo. A saúde deve ser vista e tratada de forma preventiva, não apenas de maneira curativa.

Prevenir é e sempre será melhor do que remediar! Cuide-se.

Anna Cristina Rohlfs, clínica-geral